Os Principais Carnavais do Mundo

Tá, sei que o carnaval acabou mas aqui no blog continua!!! Agora vou falar sobre Os Principais Carnavais do Mundo, sim para quem não sabia, a festividade do carnaval não é um exclusividade somente nossa e tão pouco se originou por aqui, ela começou na antiguidade lááá na Mesopotâmia, Grécia e Roma, segundo a história…

O carnaval começou como uma festa pagã com muita comida e bebida e presença sempre constante dos hebreus, romanos e gregos em comemoração às boas colheitas e em louvor aos deuses e geralmente ocorria entre os meses de Novembro e Dezembro. Já na Idade Média, a festa passou a ser incorporada ao calendário das Igrejas, logo o seu acontecimento passou a ser comemorado nos últimos dias antes da Quaresma.

No século XIII (13), as máscaras começaram a surgir, dando inicio à festa e as fantasias que conhecemos hoje. Então sem mais delongas vamos à lista de países que fazem Os Principais Carnavais do Mundo hoje em dia!

1. Itália – Os Principais Carnavais do Mundo

A principal tradição são as máscaras, os Venezianos se reúnem na Piazza San Marco, que é exatamente onde desfilam as máscaras mais bonitas e onde os eventos mais importantes acontecem, mas nem de grandes eventos é feito o carnaval, além de Veneza e da Toscana, também acontecem festas menores locais e eventos que reúnem a família. Vale dizer que a época em que acontece o carnaval faz muito frio, então o agasalho é bem vindo, o agito do carnaval fica para as festas noturnas, e nem toda festa tem música ao vivo.

carnaval-de-veneza_473411

0054_0021

2. Estados Unidos – Os Principais Carnavais do Mundo

Mardi Grass (Terça Feira Gorda) é assim que é chamado o carnaval dos norte americanos, é o único evento carnavalesco por lá, porém vários estados celebram, e o mais famoso e tradicional deles é o estado de New Orleans ou em português Nova Orleans, pelas ruas desfilam agremiações (mais de 50) e a mais conhecida delas é a Bacchus com seus enormes carros alegóricos).

carnaval-nova-orleans1

bourbon-street1

df4752170bf1bd3ffb589fd9836f1d3e1

3. Colômbia – Os Principais Carnavais do Mundo

Celebração que mistura culturas locais antigas dos escravos, indígenas e católicos europeus, a festa foi declarada pela UNESCO como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade. Na cidade de Barranquilla a festa tradicional acontece a mais de 200 anos, com fantasias coloridas, carros alegóricos e muita dança, a festa é voltada para crianças também, elas têm um dia inteiro reservado para presentações, pinturas, e danças, para os adultos, máscaras coloridas com narizes longos e grandes orelhas.

carnaval-pasto1

carnaval-de-baranquilla1

hoje

4. Espanha – Os Principais Carnavais do Mundo

A celebração se assemelha com o nosso carnaval, o ritmo e o espetáculo é que ditam as regras da festa, logo, se torna um dos carnavais mais populares do mundo, é carnaval de rua, existem milhares de pessoas e diversos grupos musicais fazendo a festa, tem escolha da rainha do carnaval, e uma curiosidade bacana é que os mascarados que estão na rua se divertindo estão em busca de pessoas que não estão fantasiadas para pagar bebidas pra eles.

7-29343461

041

carnival-sitges1

5. Aruba – Os Principais Carnavais do Mundo

Considerada a maior festa do ano, foliões trajados com plumas e paetês, e espectadores, acompanham sob o sol escaldante carros alegóricos e trios elétricos de todas as formas e tamanhos pelas ruas por onde passa o desfile, detalhe: com vista para o mar azulzinho azulzinho… que lindo deve ser né?

Um dos destaques da festa é o Aruba’s Grand Lighting Parade, um desfie noturno no qual as pessoas usam roupas brilhantes para iluminar a cidade. Em San Nicolas a festa começa com pijama em uma grande festa de rua (as Jump-Up), começa no fim da tarde e termina à noite, em seguida inicia o grande Desfile de Carnaval em Oranjestad, considerado o maior e mais longo desfile de todo o carnaval da Ilha, com mais espectadores e mais participantes.

aruba-carnaval1

2013-1218-csc-aw-aruba-carnval-633x3121

p-arubacarnaval_54_990x660_2014042513511

6. México – Os Principais Carnavais do Mundo

Muitas cidades celebram o Carnaval, mas os maiores eventos acontecem nas cidades portuárias, com o maior de todos em Mazatlan, o carnaval mexicano se assemelha muito também ao nosso, o que diferencia são as músicas que são locais, porém muito animadas também, os foliões fazem paródias de pessoas famosas e muitos se vestem com roupas do sexo oposto e claro não faltam as tradicionais fantasias. O Carnaval em Mazatlan geralmente atrai mais de 300 mil pessoas, tornando-o o terceiro maior evento, como Rio de Janeiro e Nova Orleans.

2010020801963mazatlanfloat1

coronacion-reyes-carnaval-201211

3859454983_bec248a5f4_z1

7. Holanda – Os Principais Carnavais do Mundo

Na Holanda o carnaval não é comemorado em todo o país, são mais pelos moradores da parte sul, que são os de religião católica, no norte a protestante domina, logo eles não tem essa tradição do carnaval. Mas voltando, a festa é muito diferente da brasileira. Limburgo e Brabante do Norte são as províncias de maioria católica na Holanda, nas quais os moradores comemoram o carnaval. Embora alguns levem as tradições do carnaval muito a sério, a maioria das pessoas apenas bebe, canta e dança usando uma roupa colorida. As comemorações do carnaval começam após o prefeito dar as chaves simbólicas da cidade ao Príncipe do Carnaval. Por três dias, o Príncipe do Carnaval controla a cidade e, junto com seus súditos, celebra a fundação temporária de seu Reino dos Tolos. Os foliões vão de pub em pub e saúdam o Príncipe do Carnaval com três gritos de “Alaaf”. Outra curiosidade bem interessantes é que nessa época as principais cidades do país mudam os nomes…. Já imaginou chegar desavisado procurando por uma cidade em específico e o nome for outra?! hehehe

carnaval-de-breda1

gogh

IMG_9297 Werner Pellis

1230_fullimage_carnaval%20maastricht_560x3501

Como a Holanda é um caso a parte, mais pra frente eu vou fazer posts bastante específicos contando tudo de lá. Por hora deixo vocês com essa curiosidade de como é o carnaval em outros países, com outros costumes e culturas. Gostaram?!

Beijinhos e até bem breve!

Anúncios

4 comentários sobre “Os Principais Carnavais do Mundo

  1. Achei os carros alegóricos da Colômbia, bem parecidos com as escolas de samba do Rio e Sampa, né? Mas meu sonho mesmo era Estados Unidos! Deve ser maraaaa. Um dia eu vou, quem sabe. hahaha.

    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. SIm, achei que os carnavais dos países americanos são os mais parecidos com o nosso em questão de estrutura e desfiles, mas com certeza não chegam nem perto da nossa pompa… aqui é um desbunde hehe… eu não enho vontade de nada nos estados unidos… mas tenho muita curiosidade no de Aruba, Holanda (por conta de ser um país monárquico e as chaves serem entregues ao príncipe do carnava….) e sem sombra de dúvidas o carnaval de Veneza por conta das máscaras… hehe

      Curtir

    1. Pri!! que bom saber que até pessoas que não curtem o carnaval gostaram do post =) Obrigada flor…. pois é… eles são bem animados, uma animação que eu também não imaginava que tivesse, mas claro cada lugar com sua euforia e forma singular de celebrar né? eu acho massa saber que a multiculturalidade é mundial!!! =) Tenho curiosidade pra ver o carnaval de aruba!! =) mesmo sem gostar você tem curiosidade de ver algum?

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s