1° Castelo na Holanda – Kasteel Geldrop

Gente, deixa falar uma novidade pra vocês esse post é pra contar da primeira vez que vi ao vivo e entrei em um castelo lá na cidade de Geldrop na Holanda. Confesso que não era exatamente o que eu esperava ver, acostumada a ver nos filmes aqueles castelos medievais, com torres, fosso, pontes e entradas secretas 😀 naaaa… É como se fosse um casarão na verdade hehehe mas de qualquer forma tem história pra contar, a começar pela quantidade de donos que o Kasteel Geldrop teve… Continua comigo pra ver imagens e saber mais!!! 😉

Na entrada do castelo é possível encontrar uma placa grande mostrando o circuito para quem quer fazer de bike, é muito interessante essa cultura deles, tudo é feito de bicicleta, praticamente todo holandês tem uma, ainda do lado de fora uma parte do jardim e a casa de apoio.

Ainda no lado de fora um pouco das cores do jardim seus desenhos e seus caminhos, gente o espaço é gigante com passagens, arcos, banquinhos um sonho…

Saindo dos jardins e indo conhecer a parte interna do castelo, as fotos acima mostram as fachadas, a entrada, o caminho pela lateral para a entrada principal, diria que é uma construção grandiosa, mas sem muitos efeitos de castelo de verdade, confesso que me decepcionei um pouquinho kkkkk.

Logo que entra existe uma sala de estar com lareira, mesa e cadeiras, um espelho lindooo e um relógio bem antigo que funcionava até a época em que fiz a visita, não sei se continua até hoje, mas foi lindo ele tocou na hora que me preparava pra tirar a foto, lembro que era o sino das 16h00 até kkkk continuando passamos por uma sala que acredito fosse a do café ou chá pós refeição, umas poltronas com mesinhas de centro, bandeja na lateral da sala com as xícaras, depois dessa sala fomos para outra com estantes e livros, portas (fechadas :\) a curiosidade matou pra saber o que tinha atrás kkkkkkk depois seguimos por um longo corredor até chegar na cozinha, grande não se amostra kkkk achei lindos os móveis, gente dá uma sacada na “lâmpada” da cozinha… É um lustre, como assim?!! :O se eu colocasse um desse na minha casa o teto cairia kkkkkkk detalhe em qualquer cômodo rsrs. Na última foto é um painel onde os moradores chamavam os empregados, o primeiro botão é o do mordomo, o segundo da cozinheira e o terceiro a pessoa que esta encarregada da limpeza geral (pode ser que eu tenha alterado a ordem hehehe).

Saindo da cozinha vamos direto ao primeiro andar na escada mais quadro com imagem de pessoas importantes da história do castelo, e o busto de outra figura importante (me perdoem não lembrar afinal foi em 2012 que fui e não registrei como deveria), a primeira sala que visitamos acho que era de reuniões com estantes do piso ao teto cheias de livros uma mesa bem grande com um segura papel do tamanho do mundo, lindo né? E uns baús fechados! Nao resisti e tirei uma foto mostrando quem estava me matando kkkkk o que será que tinha ali dentro? Até hoje me pergunto! Kkkkkkk saindo de lá entramos no quarto máster, maaaas a bateria da câmera tinha acabado e não consegui registrar, uma pena, mas antes disso consegui tirar foto de algumas coisas curiosas de cada época do castelo, como por exemplo rádio de antigamente, uma cadeira de dentista da década de 40, uma máquina de lavar roupas manual, lareira e bicicleta (olha ela aí de novo…).

Na imagem acima é possível ver os trajes da época todos originais, bem como acessórios de cabeça e também o que os bebês usavam, e modelo de carrinho, incrível! E essa placa aí do lado é nada menos que uma lista de nome de que já teve o castelo sob seu domínio! Gente que não acaba mais rsrs

Quando achei que a visita tinha acabado chegamos a uma parte do castelo que é destinada a exposições de artistas do país que muda a cada 2 meses. Nesse dia estavam em exposição várias miniaturas de réplicas de castelos, agora não me recordo se de castelos de vários países europeus ou somente os holandeses, mas enfim me encantei por cada um deles, confere as imagens:

E aí o que vocês acharam? Gostaram? Eu curti um bocado, mas se você quiser ver um daqueles castelos que aparece em filme clica AQUI tenho certeza que não vai se arrepender! Esse castelo teve até pedido, tem é história (verdadeira) pra contar! Espero por vocês no próximo post beijinhos!

2 comentários sobre “1° Castelo na Holanda – Kasteel Geldrop

Deixe um comentário

